Uso de Video Push para transmitir vídeo por streaming (explicado)
Você pode configurar o Video Push para que os usuários possam manter os outros informados a respeito de uma situação ou gravar um vídeo para investigá-lo mais tarde, transmitindo o vídeo por streaming diretamente da câmera de seus dispositivos móveis para o seu sistema de monitoramento XProtect. O fluxo de vídeo também pode ter áudio.
Consulte também Guia Video Push e Requisitos para configuração de vídeo push.
Configurar vídeo push para transmitir vídeo por streaming
Para permitir que os usuários transmitam vídeos a partir de seus dispositivos móveis para o sistema XProtect, configure o Video Push no servidor XProtect Mobile.
No Management Client, siga os passos abaixo na seguinte ordem:
- Na guia vídeo push, selecione a caixa de seleção vídeo push para ativar o recurso.
- Adicione um canal vídeo push para fluxo de vídeo.
- Adicione o driver do vídeo push como dispositivo de hardware no Recording Server. O driver simula um dispositivo de câmera para que você possa transmitir o vídeo por streaming para o Recording Server.
- Adicione o dispositivo do driver do vídeo push ao canal para vídeo push.
Adicionar um canal de Vídeo push para fluxo de vídeo
Para adicionar um canal, siga estes passos:
- No painel de navegação, selecione Servidor móvel e então selecione o servidor móvel.
- Na aba Vídeo Push, selecione a caixa Vídeo Push.
- Em Mapeamento de canais, no canto inferior esquerdo, clique em Adicionar para adicionar um canal de Video Push.
- Na caixa de diálogo exibida, insira o nome da conta de usuário (adicionado em Funções) que utilizará o canal. Essa conta de usuário deve ter permissão para acessar o servidor XProtect Mobile e o servidor de gravação (na guia Segurança Geral).
- Anote o número da porta. Você precisará dele quando adicionar o Video Push Driver como um dispositivo de hardware ao servidor de gravação.
- Clique em OK para fechar a caixa de diálogo do canal de vídeo push.
- Para salvar o canal, clique em Salvar no canto superior esquerdo do painel de navegação.
Para utilizar o Video Push, os usuários precisam efetuar o login no XProtect Mobile em seu dispositivo móvel, utilizando o nome de usuário e a senha para essa conta.
Quando você adiciona um novo canal de Video Push no servidor móvel, o sistema gera o número da porta e o endereço MAC do canal que são usados quando o canal é adicionado como um dispositivo de hardware no servidor de gravação. O sistema também gera a senha que é usada para conectar o Recording Server com o Mobile Server. A senha padrão é Milestone.
Editar um canal de vídeo push
Você pode editar os detalhes de configuração de um canal de Video Push que tenha adicionado:
- Em Em Mapeamento de canais, selecione o canal a ser editado e clique em Editar.
- Quando terminar de editar, clique em OK para fechar a caixa de diálogo do canal de Video Push.
- Para salvar as edições, clique em Salvar no canto superior esquerdo do painel de navegação.
Ao editar o número da porta e o endereço MAC de um canal de Video Push, certifique-se de substituir também os detalhes de configuração do canal de Video Push que você tenha adicionado anteriormente no servidor de gravação com as novas informações. Caso contrário, a conexão entre o Recording Server e o Mobile Server será interrompida.
Remover um canal de vídeo push
Você pode remover canais que não utiliza mais:
- Em Em Mapeamento de canais, selecione o canal a ser removido e clique em Remover.
- Para salvar a alteração, clique em Salvar no canto superior esquerdo do painel de navegação.
Alterar senha
Você pode alterar a senha gerada automaticamente que é usada para conectar o Recording Server com o Mobile Server:
- Em Mapeamento de canais, no canto inferior direito, clique em Alterar senha.
- Na caixa de diálogo Alterar senha do Video Push, digite a nova senha no primeiro campo, repita a nova senha no segundo campo e clique em OK.
- Para salvar a alteração, clique em Salvar no canto superior esquerdo do painel de navegação.
Quando alterar a senha do canal Video Push, a alteração será aplicada a todos os canais de Video Push que já existem na lista ou serão adicionados no futuro. Mesmo se você remover todos os canais de Vídeo Push existentes da lista, a nova senha permanecerá ativa e será aplicada aos canais futuros.
Depois que a alteração é salva, todos os canais de Vídeo Push existentes param de funcionar porque a conexão entre o Recording Server e o Mobile Server foi interrompida. Para restaurar esta conexão, no painel de navegação, clicando com o botão direito do mouse na guia Servidores de gravação, você deve executar o assistente Substituir Hardware e inserir a nova senha para o Driver de envio de vídeo que você adicionou como um dispositivo de hardware no Recording Server.
Adicione o Vídeo Push Driver como um dispositivo de hardware ao servidor de gravação
- No painel de navegação, clique em Servidores de gravação.
- Clique com o botão direito no servidor para o qual você deseja transmitir vídeo por streaming, depois clique em Adicionar hardware para abrir o assistente de Adicionar hardware.
- Selecione o método de detecção de hardware Manual e clique em Avançar.
- Insira as credenciais de login para o driver de vídeo push:
- Nome de usuário: Deixe o campo em branco para usar o nome de usuário padrão.
- Senha: Digite Milestone, a senha gerada pelo sistema. Se você a alterou ao adicionar o canal de Vídeo Push no servidor móvel, insira a senha de sua preferência. Em seguida, clique em Avançar
Essas credenciais são para o hardware, não para o usuário. As credenciais não estão relacionadas à conta de usuário usada para acessar o canal de Video Push.
- Na lista de drivers, expanda Milestone, selecione a caixa Vídeo Push Driver, depois clique em Avançar.
- No campo Endereço, insira o endereço IP do computador no qual o servidor XProtect Mobile está instalado.
É recomendável que você use o endereço MAC gerado pelo sistema. Modifique-o apenas se tiver problemas com o dispositivo Video Push Driver ou, por exemplo, se editou o número da porta e o endereço MAC do canal de vídeo push no servidor móvel.
- No campo Porta, insira o número da porta para o canal que você criou para a transmissão de vídeo por streaming. O número da porta foi atribuído quando você criou o canal.
- Na coluna Modelo de hardware, selecione Video Push Driver, depois clique em Avançar.
- Quando o sistema detectar o novo hardware, clique em Avançar.
- No campo Modelo de nomenclatura de hardware, especifique se deseja exibir o modelo do hardware e o endereço IP ou apenas o modelo.
- Especifique se deseja ativar dispositivos relacionados selecionando a caixa Ativado. Você pode adicionar dispositivos relacionados à lista do Video Push Driver mesmo que eles não estejam ativados. Você pode ativá-los mais tarde.
Se quiser usar informações de localização ao transmitir vídeo por streaming, você precisa ativar a porta de Metadados.
Se desejar reproduzir áudio durante o fluxo de vídeo, você deve ativar o microfone relacionado à câmera usada para o fluxo de vídeo.
- Selecione os grupos padrão para os dispositivos relacionados à esquerda ou selecione um grupo específico no campo Adicionar ao grupo. Adicionar dispositivos a um grupo pode facilitar a aplicação de configurações a todos os dispositivos ao mesmo tempo ou a substituição de dispositivos.
Adicionar o dispositivo do driver do Vídeo Push ao canal para vídeo push
Para adicionar o dispositivo do driver do Video Push ao canal para Video Push, siga essas etapas:
- No painel Navegação do Site, clique em Servidores Móveis, depois clique na aba Vídeo Push.
- Clique em Encontrar câmeras. Se obtiver êxito, o nome da câmera do Driver do Vídeo Push é exibido no campo Nome da Câmera.
- Salve sua configuração.
Ativar áudio para canal de vídeo push existente
Após você ter atendido os requisitos para ativar áudio em vídeo push (consulte Requisitos para configuração de vídeo push), no Management Client:
- No painel Navegação do Site, expanda o nó Servidores e clique em Servidores de gravação.
- No painel de visão geral, selecione a pasta relevante do servidor de gravação, em seguida, expanda a pasta Driver de vídeo push e clique com o botão direito no microfone relacionado ao vídeo push.
- Selecione Ativado para ativar o microfone.
- Na mesma pasta, selecione a câmera relacionada ao vídeo push.
- No painel Propriedades, clique na aba Cliente.
Para obter mais informações, consulte a guia Cliente (dispositivos). - Na lado direito do campo Microfone relacionado, clique em
. A caixa de diálogo Dispositivo selecionado é aberta.
- Na guia Servidores de gravação, expanda a pasta do servidor de gravação e selecione o microfone relacionado ao vídeo push.
- Clique em OK.