Registros de servidor
Com o 2026 R1, o componente XProtect Log Server foi preterido.
Os componentes do servidor VMS XProtect geram entradas de registro para atividade, eventos e erros do sistema. Essas entradas de registro são coletadas e enviadas usando OpenTelemetry através do Protocolo OpenTelemetry (OTLP).
Por padrão, o sistema armazena e gerencia registros usando VictoriaLogs. Você visualiza e trabalha com Registros de Servidor diretamente no XProtect Management Client, sem gerenciar um servidor de registros ou banco de dados separado.
Os registros de servidor funcionam da mesma forma, independentemente de os componentes serem instalados juntos ou em servidores separados.
OpenTelemetry e o protocolo OTLP
OpenTelemetry é um padrão aberto, usado para enviar dados de registro. Você instala o componente OpenTelemetry junto com o sistema VMS XProtect no computador do servidor de gerenciamento.
Os componentes do XProtect usam OpenTelemetry para enviar entradas de registro por meio do sistema. Os registros são transmitidos usando o Protocolo OpenTelemetry (OTLP), que define uma maneira padrão de enviar os dados de registros.
O uso do OTLP flexibiliza os registros do servidor. Além da configuração padrão com o VictoriaLogs, você pode conectar o sistema a outra solução de monitoramento ou de registro compatível com o OTLP, por exemplo, um sistema de monitoramento de terceiros.
Para uma visão geral de como o OpenTelemetry lida com registros como um sinal de telemetria, consulte OpenTelemetry Logging na documentação do OpenTelemetry: https://opentelemetry.io/docs/specs/otel/logs/.
O serviço OpenTelemetry Collector
Registros de servidor requerem um serviço OpenTelemetry Collector em execução. Os componentes do servidor XProtect enviam registros para o coletor usando o Protocolo de OpenTelemetry (OTLP), e o coletor encaminha registros para VictoriaLogs ou para uma solução de registro externo.
VictoriaLogs
O VictoriaLogs é o armazenamento de registros padrão, usado para os registros do servidor. Os registros do servidor usam a interface de usuário do VictoriaLogs para exibir os diferentes tipos de registros diretamente no XProtect Management Client.
O VictoriaLogs armazena dados de registros em seu próprio banco de dados dedicado e gerencia por quanto tempo os registros serão mantidos, conforme as configurações de retenção. Ele substitui o banco de dados anterior (baseado em SQL Server) e é usado automaticamente como parte da funcionalidade de registros do servidor.