Fazendo backup e restauração da configuração do sistema
A Milestone recomenda que você faça backups regulares do a sua configuração de sistema como medida de recuperação de desastres. Apesar de ser raro perder a sua configuração, isso pode acontecer sob as circunstâncias infelizes. É importante que você proteja seus backups, por meio de medidas técnicas ou organizacionais.
Backup e restauração da configuração do seu sistema (explicado)
O sistema oferece um recurso incorporado que faz o backup de toda a configuração do sistema definida no Management Client. O banco de dados do servidor de registros e os arquivos de registro, inclusive os arquivos de registro de auditoria, não estão incluídos neste backup.
Se o seu sistema é grande, a Milestone recomenda que você defina backups agendados. Isto é feito com a ferramenta de terceiros: Microsoft® SQL Server Management Studio. Esse backup inclui os mesmos dados que um backup manual.
Durante um backup seu sistema permanece on-line.
Fazer backup da configuração do seu sistema pode levar algum tempo. A duração do backup depende:
- Configuração do seu sistema
- Seu hardware
- Não importa se você instalou o componente SQL Server, Event Server e o componente Management Server em um único servidor ou em vários
Cada vez que você fizer um backup manual ou programado, o arquivo de registro de transações do banco de dados SQL é liberado. Para obter informações adicionais sobre como eliminar o arquivo de registro de transações, consulte Registro de transações do banco de dados SQL (explicado).
Certifique-se de saber as configurações de senha de seu sistema ao criar um backup.
Para sistemas compatíveis com FIPS 140-2, com exportações e bancos de dados de mídia arquivados de versões anteriores à 2017 R1 do VMS XProtect que são criptografados com cifras não compatíveis com FIPS, é necessário arquivar os dados em um local onde ainda possam ser acessados após a ativação do FIPS.
Para obter informações detalhadas sobre como configurar seu VMS XProtect para ser executado no modo compatível com FIPS 140-2, consulte a seção de conformidade com FIPS 140-2 no guia de proteção.Selecionar a pasta de backup compartilhada
Antes de fazer backup e restauração de qualquer configuração de sistema, você precisa definir a pasta de backup para este propósito.
- Clique com o botão direito no ícone de serviço Management Server na área de notificação e selecione Escolher pasta de backup compartilhada.
- Na janela que aparece, pesquise o local do arquivo desejado.
- Clique em OK duas vezes.
- Se perguntado se você deseja excluir arquivos na pasta de backup atual, clique em Sim ou Não, dependendo de suas necessidades
Faça Backup manual da Configuração do Sistema
- Na barra de menu, escolha Arquivo > Configuração de backup.
- Leia a nota na caixa de diálogo e clique em Backup.
- Indique um nome de arquivo para o arquivo .cnf.
- Indique um destino de pasta e clique em Salvar.
- Aguarde até que o backup seja concluído e clique em Fechar.
Todos os arquivos de configuração do sistema relevantes serão combinados em um único arquivo .cnf, salvo em um local especificado. Durante o backup, todos os arquivos de backup são exportados primeiro para uma pasta temporária de backup do sistema no servidor de gestão. Para selecionar outra pasta temporária, clique com o botão direito no ícone do serviço Management Server da área de notificação e escolha Selecionar pasta de backup compartilhada.
Restaurar a configuração do sistema a partir de um backup manual
Informação importante- Tanto o usuário que instala quanto o usuário que restaura devem ser o administrador local do banco de dados SQL da configuração do sistema no servidor de gerenciamento e no SQL Server
- Exceto para seus servidores de gravação, o sistema será completamente desligado durante o período da restauração, o que pode levar algum tempo
- Um backup só pode ser restaurado na instalação do sistema onde foi criado. Certifique-se de que a configuração seja o mais parecida possível com aquela do momento da realização do backup. Caso contrário, a restauração pode falhar
-
Se for solicitada uma senha de configuração do sistema durante uma restauração, você deve fornecer a senha de configuração do sistema que era válida no momento em que o backup foi criado. Sem essa senha, você não pode restaurar sua configuração do backup.
- Se você fizer um backup do banco de dados SQL e o restaurar em um SQL Server, limpo, então os erros vindo do banco de dados SQL não funcionarão e você só receberá uma mensagem de erro genérica do SQL Server. Para evitar isso, primeiro reinstale o seu sistema XProtect usando o SQL Server e depois restaure o backup sobre ele
- Se a restauração falhar durante a fase de validação, será possível iniciar a configuração antiga novamente porque nenhuma alteração foi feita
Se a restauração falhar em qualquer outra parte do processo, não é possível voltar à configuração antiga
Desde que o arquivo de backup esteja corrompido, será, no entanto, possível fazer outra restauração - A restauração substitui a configuração atual. Isso significa que qualquer alteração da configuração feita desde o último backup será perdida
- Nenhum registro é restaurado, inclusive os registros de auditoria
- Uma vez que a restauração é iniciada, não pode ser cancelada
- Clique com o botão direito no ícone do serviço Management Server da área de notificação e selecione Restaurar a configuração.
- Leia a nota importante e clique em Restaurar.
-
Na caixa de diálogo para abrir arquivo, navegue até o local do arquivo de backup de configuração do sistema, escolha-o e clique em Abrir.
O arquivo de backup está localizado no computador Management Client. Se o Management Client estiver instalado em um servidor diferente, copie o arquivo de backup para esse servidor antes de selecionar o destino.
- A janela Restaurar configuração será aberta. Espere a restauração finalizar e clique em Fechar.
Configurações de senha do sistema (explicado)
Você pode escolher proteger a configuração geral do sistema atribuindo uma senha de configuração do sistema. Depois de atribuir uma senha de configuração do sistema, os backups são protegidos por essa senha. As configurações de senha são armazenadas no computador que está executando o servidor de gerenciamento em uma pasta segura. Você precisará desta senha para:
- Restaure a configuração de um backup de configuração que tenha sido criado com configurações de senha diferentes das configurações de senha atuais
- Mover ou instalar o servidor de gerenciamento em outro computador devido a uma falha de hardware (recuperação)
- Configure um servidor de gerenciamento adicional em um sistema com clustering
A senha de configuração do sistema pode ser atribuída durante ou após a instalação. A senha deve atender aos requisitos de complexidade do Windows, que são definidos pela política do Windows para senhas.
É importante que os administradores do sistema salvem esta senha e a mantenham em segurança. Se você atribuiu uma senha de configuração do sistema e está restaurando um backup, poderá ser solicitado o fornecimento da senha de configuração do sistema. Sem essa senha, você não pode restaurar sua configuração do backup.
Configurações de senha do ajuste do sistema
As configurações de senha do ajuste do sistema podem ser alteradas. Nas definições de senha de configuração do sistema, você tem estas opções:
- Escolher proteger a configuração do sistema atribuindo uma senha de configuração do sistema
-
Alterar uma senha de configuração do sistema
- Escolha não proteger com senha a configuração do sistema removendo quaisquer senhas de configuração do sistema atribuídas
Modificar as configurações de senha do ajuste do sistema
Ao alterar a senha, é importante que os administradores do sistema salvem as senhas associadas aos diferentes backups e mantenham as senhas em segurança. Se estiver restaurando um backup, pode ser solicitado que você forneça a senha de configuração do sistema que era válida no momento em que o backup foi criado. Sem essa senha, você não pode restaurar sua configuração do backup.
Para aplicar as mudanças, é preciso reiniciar os serviços do servidor de gerenciamento.
- Localize o ícone da bandeja do servidor de gerenciamento e certifique-se de que o serviço esteja em execução.
- Clique com o botão direito no ícone do serviço Management Server da área de notificação e selecione Alterar definições da senha de configuração do sistema.
- A janela para modificar as configurações de senha de ajuste do sistema é exibida.
Atribuir uma senha
- Digite a nova senha no campo Nova senha.
- Digite novamente a senha no campo confirmar nova senha e selecione Enter.
- Leia a notificação e clique em sim sim para aceitar a alteração.
- Aguarde a confirmação da mudança e selecione Fechar.
- Para aplicar as mudanças, é preciso reiniciar os serviços do servidor de gerenciamento.
- Depois de reiniciar, certifique-se de que o servidor de gerenciamento esteja sendo executado.
Remover a proteção de senha
Se você não precisa de proteção por senha, pode optar por sair:
- Selecione a caixa de seleção: Eu escolho não usar uma senha de configuração do sistema e entendo que a configuração do sistema não será criptografada e clicar em Enter.
- Leia a notificação e clique em sim para aceitar a alteração.
- Aguarde a confirmação da mudança e selecione Fechar.
- Para aplicar as mudanças, é preciso reiniciar os serviços do servidor de gerenciamento.
- Depois de reiniciar, certifique-se de que o servidor de gerenciamento esteja sendo executado.
Digite as configurações de senha do ajuste do sistema (recuperação)
Se o arquivo que contém as configurações de senha for excluído devido a uma falha de hardware ou outros motivos, você precisará fornecer as configurações de senha do sistema para acessar o banco de dados que contém a configuração do sistema. Durante a instalação em seu novo computador, será solicitado que você insira as configurações de senha do sistema.
Mas se o arquivo que contém as configurações de senha for excluído ou estiver corrompido e o computador que estiver executando o servidor de gerenciamento não tiver outros problemas, você terá a opção de inserir as configurações de senha do sistema:
- Localize o ícone da bandeja do servidor de gerenciamento.
- Clique com o botão direito no ícone do serviço Management Server da área de notificação e selecione Inserir a senha de configuração do sistema.
- A janela para inserir as configurações de senha de ajuste do sistema é exibida.
A configuração do sistema é protegida por senha
- Digite a senha no campo senha e selecione Enter.
- Aguarde até que a senha seja aceita. Selecione Fechar.
- Certifique-se de que o servidor de gerenciamento esteja sendo executado.
A configuração do sistema não é protegida por senha
- Selecione a caixa de seleção: Este sistema não usa uma senha de configuração do sistema e selecione Enter.
- Aguarde até que a configuração seja aceita. Selecione Fechar.
- Certifique-se de que o servidor de gerenciamento esteja sendo executado.
Fazendo backup manual da configuração de seu sistema (explicado)
Quando você quiser fazer um backup manual do banco de dados do servidor SQL que contém a configuração do seu sistema, assegure-se de que o seu sistema permaneça online. O nome padrão do banco de dados do servidor de gerenciamento SQL é Monitoramento.
Alguns pontos a considerar antes de iniciar o backup:
- Você não pode usar um backup do banco de dados SQL para copiar configurações do sistema para outros sistemas
- Pode demorar algum tempo para fazer o backup do banco de dados SQL. Isso vai depender da configuração do sistema, do seu hardware, e se o seu SQL Server, servidor de gerenciamento e Management Client estão instalados no mesmo computador
- Registros, incluindo os de auditoria, são armazenados no banco de dados SQL do servidor e, portanto, não fazem parte do backup do banco de dados SQL do servidor. O nome padrão do banco de dados do servidor SQL é SurveillanceLogServerV2. Você faz o backup de ambos os bancos de dados SQL da mesma forma.
Fazendo backup e restauração da configuração do servidor de eventos (explicado)
O conteúdo da sua configuração de servidor de evento é incluído quando você faz o backup e restaura a configuração do sistema.
A primeira vez que você executar o servidor de eventos, todos os arquivos de configuração são automaticamente movidos para o banco de dados SQL. Você pode aplicar a configuração restaurada ao servidor de evento sem precisar reiniciar o servidor de evento e o servidor de evento é capaz de iniciar e interromper todas as comunicações externas enquanto a restauração da configuração está sendo carregada.
Backup e restauração agendados da configuração do sistema (explicado)
O servidor de gerenciamento armazena a configuração do sistema em um banco de dados SQL. Milestone recomenda que você faça backups agendados regularmente deste banco de dados de SQL como medida de recuperação de desastres. Apesar de ser raro perder a sua configuração, isso pode acontecer sob as circunstâncias infelizes. Felizmente, demora apenas um minuto e os backups também oferecem o benefício adicional de que eles eliminam o seu registro de transações do banco de dados SQL.
Se sua configuração é pequena e você não sente a necessidade de backup agendado regularmente, é possível fazer o backup manualmente. Para obter instruções, consulte Fazendo backup manual da configuração de seu sistema (explicado).
Ao fazer backup/restauração do seu servidor de gerenciamento, assegure-se de que o banco de dados SQL com a configuração do sistema, seja incluído no backup/restauração.
Requisitos para o uso do backup e restauração agendados
Microsoft® SQL Server Management Studio, uma ferramenta que pode ser baixada gratuitamente no site deles (https://www.microsoft.com/downloads/).
Além de gerenciar SQL Server e seus bancos de dados, a ferramenta tem recursos de backup e restauração fáceis usar. Baixe e instale a ferramenta em seu servidor de gerenciamento.
Backup da configuração do sistema com backup agendado
- No menu Iniciar do Windows, inicialize Microsoft® SQL Server Management Studio.
- Quando conectando, especifique o nome do SQL Server desejado. Use a conta na qual o banco de dados SQL foi criado.
- Localize o banco de dados SQL, contendo toda a configuração do sistema, inclusive o servidor de eventos, os servidores de gravação, câmeras, entradas, saídas, os usuários, as regras, os perfis de patrulhamento etc. O nome padrão deste banco de dados SQL é Monitoramento.
- Faça um backup do banco de dados SQL e assegure que:
- Verifique se o banco de dados SQL é o correto
- Verifique se o tipo de backup completo.
- Defina o agendamento para o backup recorrente. Você pode ler mais sobre backups automáticos e agendados no site da Microsoft (https://docs.microsoft.com/en-us/sql/relational-databases/logs/the-transaction-log-sql-server?view=sql-server-2017
- Verifique que o caminho sugerido é satisfatório ou escolha um caminho alternativo
- Selecione verificar backup quando finalizado e realizar verificação antes de gravar em mídia
- Siga as instruções na ferramenta ao final.
Também considere fazer o backup do banco de dados SQL com seus registros usando mesmo método. O nome padrão para o banco de dados do servidor de registros SQL é SurveillanceLogServerV2.
Restaurar a configuração do sistema a partir do backup agendado
Requisitos
Para evitar que alterações da configuração sejam feitas enquanto você restaura o banco de dados SQL, interrompa o:
- Serviço Management Server (consulte Gerenciar serviços de servidor)
- Serviço Event Server (pode ser feito a partir de Serviços do Windows (pesquisar services.msc em sua máquina. Dentro de Serviço, localizar Milestone XProtect Event Server))
- World Wide Web Publishing Service, também conhecido como Internet Information Service (IIS). Saiba como interromper o IIS (https://technet.microsoft.com/library/cc732317(WS.10).aspx/).
Abra Microsoft® SQL Server Management Studio a partir do menu Iniciar do Windows.
Na ferramenta faça o seguinte:
- Quando conectando, especifique o nome do SQL Server desejado. Use a conta de usuário sob a qual o banco de dados SQL foi criado.
- Encontre o banco de dados SQL (o nome padrão é Monitoramento) que contém toda a configuração do seu sistema, incluindo o servidor de eventos, servidores de gravação, câmeras, entradas, saídas, usuários, regras, perfis de patrulha, etc.
- Faça uma restauração do banco de dados SQL e assegure que:
- Selecionar o backup a partir do dispositivo
- Selecione tipo de arquivo de mídia de backup
- Encontre e selecione seu arquivo de backup (.bak)
- Escolha substituir o banco de dados existente
- Siga as instruções na ferramenta ao final.
Use o mesmo método para restaurar o banco de dados SQL do servidor de registros com seus registros. O nome padrão do banco de dados do servidor SQL é SurveillanceLogServerV2.
O sistema não trabalha enquanto o serviço Management Server estiver interrompido. É importante lembrar-se de reiniciar todos os serviços depois de concluir a restauração do banco de dados.
Backup do banco de dados SQL do servidor de registros
Trate o banco de dados SQL database usando o método que você usa ao tratar a configuração do sistema como descrito anteriormente. O banco de dados do servidor SQL contém todos os seus registros do sistema, incluindo erros relatados por servidores de gravação e câmeras. O nome padrão do banco de dados do servidor SQL é SurveillanceLogServerV2.
O banco de dados SQL está localizado no servidor de registros do SQL Server. Normalmente, o servidor de registros e o servidor de gerenciamento têm seus bancos de dados SQL no mesmo SQL Server. Fazer um backup desse banco de dados SQL do servidor de registros não é vital desde que não contenha nenhuma configuração do sistema, mas você pode querer de ter acesso aos registros do sistema antes do servidor de gerenciamento fazer backup/restaurar.
Falhas e cenários de problema em backup e restauração (explicado)
- Se, após o último backup da configuração do sistema, você tiver movido o servidor de eventos ou outros serviços registrados, como o servidor de registros, você deve selecionar a configuração do serviço registrada que deseja para o novo sistema. Neste caso, é possível manter a nova configuração depois do sistema ter sido restaurado para a versão antiga. Escolha clicando no nomes dos hosts dos serviços.
- Se a restauração da configuração do sistema falhar porque o servidor de eventos não estiver localizado no destino especificado (p.ex., se você escolheu a configuração anterior registrada do serviço), refaça a restauração.
- Se você estiver restaurando um backup de configuração e inserindo uma senha de configuração do sistema que esteja incorreta, deverá fornecer a senha de configuração do sistema que era válida no momento em que o backup foi criado.