Navegação no site: Servidores e hardware: Servidores de failover

Servidores do sistema de gravação ininterrupta (explicado)

As funcionalidades disponíveis dependem do sistema que você estiver usando. Consulte https://www.milestonesys.com/solutions/platform/product-index/ para mais informações.

Um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) é um servidor de gravação extra que retoma a partir do servidor de gravação padrão se este se torna indisponível. Você pode configurar um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em dois modos, como um servidor em cold standby ou como um servidor em hot standby.

Servidores do sistema de gravação ininterrupta são instalados como servidores de gravação padrão (consulte Instalar novos componentes do XProtect). Depois de ter instalado os servidores de gravação ininterrupta (failover), eles são visíveis no Management Client. Milestone recomenda que você instale todos os servidores do sistema de gravação ininterrupta (failover) em computadores separados. Não deixe de configurar servidores do sistema de gravação ininterrupta com o endereço IP/nome do host do servidor de gerenciamento. Os direitos de usuário para a conta de usuário sob a qual o serviço do servidor de emergência é executado são fornecidos durante o processo de instalação. São eles:

  • Permissões Iniciar/Parar para iniciar ou parar o servidor do sistema de gravação ininterrupta
  • Permissões de acesso a gravação e leitura para ler ou gravar o arquivo RecorderConfig.xml

Se um certificado estiver selecionado para criptografia, o administrador deve conceder permissão de acesso ao usuário de failover na chave privada do certificado selecionado.

Se o servidor do sistema de gravação ininterrupta assumir a partir de um servidor de gravação que usa criptografia, o Milestone recomenda que você também prepare o servidor do sistema de gravação ininterrupta para o uso de criptografia. Para obter mais informações, consulte Antes de você iniciar a instalação e Instalar novos componentes do XProtect.

Você pode especificar que tipo de suporte de failover você quer no nível de dispositivo. Para cada dispositivo em um servidor de gravação, selecione completo, apenas ao vivo ou nenhum suporte de failover. Isso ajuda você a priorizar seus recursos de failover e, por exemplo, apenas configurar failover para vídeo e não para áudio, ou só ter failover em câmeras essenciais, e não em câmeras menos importantes.

Enquanto seu sistema estiver no modo de recuperação de falhas, não é possível substituir ou mover o hardware, atualizar o servidor de gravação ou alterar configurações do dispositivo, como configurações de armazenamento ou configurações de fluxo de vídeo.

Servidores de gravação de failover em cold standby

Em uma configuração do servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em cold standby, você agrupa diversos servidores de gravação de failover em um grupo de failover. Todo o grupo de emergência é dedicado para assumir a partir de qualquer um dos diversos servidores de gravação pré-selecionados, se um destes se tornar indisponível. Você pode criar quantos grupos quiser (consulte Servidores do sistema de gravação ininterrupta de grupo para standby a frio).

Agrupamento tem um benefício claro: quando você posteriormente especifica quais os servidores do sistema de gravação ininterrupta (failover) devem assumir o controle de um servidor de gravação, você seleciona um grupo de servidores do sistema de gravação ininterrupta (ailover). Se o grupo selecionado contiver mais de um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover), isto lhe dará a segurança de ter mais do que um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) pronto para assumir o controle caso um servidor de gravação fique indisponível. Você pode especificar um grupo de servidor de failover secundário que assume a partir do grupo primário se todos os servidores de gravação no grupo primário estiverem ocupados. Um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) só pode ser membro de um grupo de cada vez.

Os servidores de gravação de failover em um grupo de failover são ordenados em uma sequência. A sequência determina a ordem em que os servidores de gravação de failover assumirão a partir de um servidor de gravação. Por padrão, a sequência reflete a ordem na qual você tem incorporado os servidores de gravação de failover no grupo de failover: o primeiro a entrar é o primeiro na sequência. Você pode mudar isso, caso precise.

Servidores de gravação de failover de espera ativa

Em uma configuração do servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em hot standby, você dedica um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) para assumir a partir de apenas um servidor de gravação. Por isso, o sistema pode manter este servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em um modo de "espera", o que significa que ele é sincronizado com a configuração correta/atual que o servidor de gravação é dedicado e pode assumir muito mais rápido do que um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em cold standby. Conforme mencionado, você atribui servidores em espera ativa para apenas um servidor de gravação e não pode agrupá-lo. Você não pode atribuir os servidores de failover que já fazem parte de um grupo de failover como servidores de gravação em hot standby.

Etapas da emergência (explicado)

Descrição

Servidores envolvidos (números em vermelho):

  1. Recording Server
  2. Failover Recording Server
  3. Management Server

Etapas de Failover para as configurações em Cold standby:

  1. Para verificar se está executando ou não, um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) tem uma conexão TCP ininterrupta com um servidor de gravação.
  2. Esta conexão está interrompida.
  3. O servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) solicita a configuração atual do servidor de gravação do servidor de gerenciamento. O servidor de gerenciamento envia a configuração solicitada, o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) recebe a configuração, inicializa, e inicia a gravação em nome do servidor de gravação.
  4. O servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) e a(s) câmera(s) trocam dados de vídeo.
  5. O servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) tenta continuamente restabelecer a conexão com o servidor de gravação.
  6. Quando a conexão com o servidor de gravação é restabelecida, o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) fecha e o servidor de gravação busca dados de vídeo (se houver) gravados durante o tempo de inatividade e os dados de vídeo são reunidos no banco de dados do servidor de gravação.

Etapas de Failover para as configurações em Hot standby:

  1. Para verificar se está executando ou não, um servidor em hot standby tem uma conexão TCP ininterrupta com um servidor de gravação atribuído.
  2. Esta conexão está interrompida.
  3. A partir do servidor de gerenciamento, o servidor em espera ativa já sabe a configuração atual de seu servidor de gravação atribuído e começa a gravar em seu nome.
  4. O servidor em espera ativa e a(s) câmera(s) trocam dados de vídeo.
  5. O servidor em espera tenta continuamente restabelecer a conexão com o servidor de gravação.
  6. Quando a conexão com o servidor de gravação é restabelecida, o servidor em espera ativa volta ao modo de espera ativa, o servidor de gravação busca dados de vídeo (se houver) gravados durante o período de inatividade e os dados de vídeo são reunidos no banco de dados do servidor de gravação.

Funcionalidade do servidor do sistema de gravação ininterrupta (explicado)

  • Um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) verifica o estado dos servidores de gravação relevantes a cada 0,5 segundo. Se um servidor de gravação não responde dentro de 2 segundos, o servidor de gravação é considerado indisponível e o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assume o controle
  • Um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em cold standby assume o servidor de gravação que se tornou indisponível após cinco segundos mais o tempo que o serviço Recording Server do servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) leva para iniciar e o tempo que leva para conectar-se as câmeras. Por outro lado, um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em hot standby assume mais rápido porque o serviço Recording Server já está em execução com a configuração correta e precisa apenas iniciar suas câmeras para fornecer feeds. Durante o período de inicialização, você não pode armazenar as gravações nem visualizar o vídeo ao vivo das câmeras afetadas
  • Quando um servidor de gravação torna-se disponível novamente, ele assume automaticamente a partir do servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover). As gravações armazenadas pelo servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) são mescladas automaticamente nos bancos de dados do servidor de gravação padrão. O tempo que leva para mesclar, depende da quantidade de gravações, da capacidade da rede e muito mais. Durante o processo de mesclagem, você não pode pesquisar gravações do período durante o qual o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assumiu
  • Se um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) deve assumir o controle de um outro servidor de gravação durante o processo de fusão, ele adia o processo de fusão com o servidor de gravação A e assume a gravação do servidor B. Quando o servidor de gravação B tornar-se disponível novamente, o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) continua o processo de fusão com o servidor de gravação A, depois começa a fusão com o servidor de gravação B.
  • Em uma configuração em hot standby, um servidor em hot standby não pode assumir um outro servidor de gravação porque ele só pode ser hot standby para um único servidor de gravação. Mas se esse servidor de gravação falhar novamente, a espera ativa assume novamente e também mantém as gravações do período anterior. O servidor de gravação mantém as gravações até que sejam fundidas ao gravador primário ou até que o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) fique sem espaço em disco
  • Uma solução de failover não fornece redundância completa. Isso só pode servir como uma maneira segura de minimizar o tempo de inatividade. Se um servidor de gravação se torna disponível novamente, o serviço Failover Server certifica que o servidor de gravação está pronto para armazenar as gravações novamente. Somente então a responsabilidade de armazenar gravações é voltada para o servidor de gravação normal. Assim, uma perda de gravações neste estágio do processo é muito improvável
  • Os usuários do cliente dificilmente percebem que um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) está assumindo o controle. Uma pequena pausa ocorre, normalmente, apenas por alguns segundos, quando o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assume o controle. Durante esta pausa, os usuários não podem acessar vídeo do servidor de gravação afetado. Os usuários do cliente podem continuar a visualizar vídeo ao vivo assim que o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assumir o controle. Visto que as gravações recentes são armazenadas no servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover), ele pode reproduzir gravações depois que o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assumiu o controle. Os clientes não podem reproduzir gravações antigas armazenadas somente no servidor de gravação afetado até que o servidor de gravação esteja funcionando novamente, e tenha assumido o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover). Você não pode acessar gravações arquivadas. Quando o servidor de gravação está funcionando de novo, um processo de fusão ocorre durante o qual as gravações de failover são fundidas de volta no banco de dados do servidor de gravação. Durante este processo, você não pode reproduzir gravações do período durante o qual o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) assumiu o controle
  • Em uma configuração em cold standby, a configuração de um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) como backup para outro servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) não é necessária. Isto porque você distribui grupos de emergência e não distribui servidores do sistema de gravação ininterrupta para assumir servidores de gravação normal. Um grupo de failover precisa conter pelo menos um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover), mas você pode adicionar quantos servidores de gravação de failover você desejar. Se um grupo de emergência contiver mais que um servidor do sistema de gravação ininterrupta, mais do que um servidor do sistema de gravação ininterrupta pode de assumir o controle.
  • Em uma configuração em hot standby, você não pode configurar servidores do sistema de gravação ininterrupta ou servidores em hot standby como emergência para um servidor em hot standby.

Configurar e ativar servidores de gravação de failover

Se você tiver desativado o servidor de gravação de failover, você deve ativá-lo antes que ele assuma o controle dos servidores de gravação padrão.

Faça o seguinte para ativar um servidor de gravação de failover e edite suas propriedades básicas:

  1. No painel Navegação do site, selecione Servidores > Servidores de emergência. Isso abre uma lista de servidores de gravação de failover e grupos de failover instalados.
  2. No painel Visão geral, selecione o servidor de gravação de failover desejado.
  3. Clique com o botão direito do mouse e selecione Ativado. O servidor de gravação de failover agora está ativado.
  4. Para editar as propriedades do servidor de gravação de failover, vá para a guia Informações.
  5. Ao concluir, vá para a guia Rede. Aqui você pode definir o endereço IP público do servidor de gravação de failover e muito mais. Isso é relevante se você usar NAT (Tradução de Endereço de Rede) e encaminhamento de portas. Consulte a guia Rede do servidor de gravação padrão para obter mais informações.
  6. No painel Navegação do Site, selecione Servidores > Servidores de gravação. Selecione o servidor de gravação para o qual você quer suporte de failover e atribua servidores do sistema de gravação ininterrupta (consulte Aba Failover (servidor de gravação)).

Para ver o status de um servidor do sistema de gravação ininterrupta, segure o mouse sobre o ícone de bandeja Failover Recording Server Manager, na área de notificação. Uma dica de ferramenta aparece, contendo o texto digitado no campo Descrição do servidor de gravação de failover. Isto pode ajudá-lo a determinar de qual o servidor de gravação o servidor de gravação de failover está configurado para assumir o lugar.

O servidor de gravação de failover emite pings para o servidor de gerenciamento em base regular para verificar se está online e em condições de solicitar e receber a configuração dos servidores de gravação padrão quando necessário. Se bloquear o ping, o servidor de gravação de failover não assumirá o controle dos servidores de gravação padrão.

Servidores de gravação de failover do grupo para cold standby

  1. Selecione Servidores > Servidores de Failover. Isso abre uma lista de servidores de gravação de failover e grupos de failover instalados.
  2. No painel Visão geral, clique com o botão direito do mouse no nó superior Grupos de failover e selecione Adicionar grupo.
  3. Especifique um nome (neste exemplo Grupo de failover 1) e uma descrição (opcional) de seu novo grupo. Clique em OK.
  4. Clique com o botão direito do mouse no grupo (Grupo de failover 1) que você acabou de criar. Selecione Editar membros do grupo. Isso abre a janela Selecionar membros do grupo.
  5. Arraste e solte ou use os botões para mover os servidores de gravação de failover selecionados do lado esquerdo para o lado direito. Clique em OK. Os servidores de gravação de failover selecionados pertencem agora ao grupo (Grupo de failover 1) que você acabou de criar.
  6. Vá para a aba Sequência. Clique em Para cima e Para baixo para definir a sequência interna dos servidores de gravação de failover regulares do grupo.

Ler ícones sobre o estado do serviço do servidor de gravação de failover

Os ícones a seguir representam o status de servidores de gravação de failover (ícones são visíveis no painel Visão geral):

Ícone

Descrição

O servidor de gravação de failover está em espera ou "assistindo". Quando em espera, o servidor de gravação de failover não está configurado para assumir o controle de qualquer servidor de gravação. Quando está "assistindo", o servidor de gravação de failover está configurado para assistir a um ou mais servidores de gravação.

O servidor de gravação de failover assumiu o controle do servidor de gravação designado. Ao colocar o cursor sobre o ícone do servidor, você vê uma dica de ferramenta. Use a dica de ferramenta para ver de qual servidor de gravação o servidor de gravação de failover assumiu o controle.

A conexão com o servidor de gravação de failover está em falha.

Guia Multicast (servidor de emergência)

Se você estiver usando servidores de emergência e tiver habilitado multicast de streaming ao vivo, será necessário especificar o endereço IP da placa de interface de rede que você estiver usando, tanto nos servidores de gravação quanto nos servidores de emergência.

Para obter mais informações sobre multicasting, consulte Guia Multicast (servidor de gravação) ou a Guia Multicast (servidor de gravação).

Propriedades da guia Informações (servidor de emergência)

Especifique as seguintes propriedades do servidor de gravação de failover:

Nome

Descrição

Nome

O nome do servidor de gravação de failover conforme aparece no Management Client, registros e muito mais.

Descrição

Um campo opcional que você pode usar para descrever o servidor de gravação de failover, por exemplo, de qual servidor de gravação ele assume o controle.

Nome do host

Mostra o nome do host do servidor do sistema de gravação ininterrupta. Você não pode mudar isso.

Endereço do servidor de web local

Exibe o endereço local do servidor de web do servidor do sistema de gravação ininterrupta. Use o endereço local, por exemplo, para lidar com os comandos de controle da câmera PTZ e para lidar com solicitações de navegação e exibição ao vivo do XProtect Smart Client.

O endereço inclui o número da porta que é usado para comunicação do servidor de web (geralmente porta 7563).

Se o servidor do sistema de gravação ininterrupta assume um servidor de gravação que usa criptografia, você também precisa preparar o servidor do sistema de gravação ininterrupta para usar criptografia.

Se você ativar a criptografia para clientes e servidores que recuperam fluxos de dados do servidor de gravação, um ícone de cadeado aparecerá, e o endereço incluirá https em vez de http.

Endereço do servidor de web

Exibe o endereço público do servidor de web do servidor do sistema de gravação ininterrupta na internet.

Se sua instalação usar um firewall ou roteador NAT, insira o endereço do firewall ou roteador NAT para que os clientes que acessam o sistema de monitoramento na internet possam se conectar ao servidor do sistema de gravação ininterrupta.

Especifique o endereço público e o número da porta na guia Rede.

Se você ativar a criptografia para clientes e servidores que recuperam fluxos de dados do servidor de gravação, um ícone de cadeado aparecerá, e o endereço incluirá https em vez de http.

Porta UDP

O número da porta usado para a comunicação entre servidores de gravação de failover. A porta padrão é 8844.

Local do banco de dados

Especifique o caminho para o banco de dados usado pelo servidor de gravação de failover para armazenar as gravações.

Você não pode mudar o caminho do banco de dados enquanto o servidor de gravação de failover estiver assumindo um servidor de gravação. O sistema aplica as alterações quando o servidor de gravação de failover não estiver mais assumindo um servidor de gravação.

Ativar este servidor de recuperação de falha

Desmarque para desativar o servidor de gravação de failover (selecionado por padrão). Desative os servidores do sistema de gravação ininterrupta antes que eles possam assumir o lugar dos servidores de gravação.

Propriedades da guia Informações (grupo de emergência)

Campo

Descrição

Nome

O nome do grupo de failover conforme aparece no Management Client, nos registros e outros lugares.

Descrição

Uma descrição opcional, por exemplo, o local físico do servidor.

Propriedades da guia Sequência (grupo de emergência)

Campo

Descrição

Especificar a sequência de recuperação de falha

Clique em Para cima e Para baixo para definir a sequência desejada dos servidores de gravação de failover regulares no grupo.

Serviços dos servidores do sistema de gravação ininterrupta (explicado)

Um servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) tem dois serviços instalados:

  • Um serviço Failover Server, que manipula os processos de assumir o lugar do servidor de gravação. Esse serviço está sempre sendo executado e verifica constantemente o estado de servidores de gravação relevantes
  • Um serviço Failover Recording Server, que ativa o servidor do sistema de gravação ininterrupta para agir como um servidor de gravação.

    Em uma configuração em cold standby, este serviço somente é iniciado quando necessário, que é quando o servidor do sistema de gravação ininterrupta (failover) em cold standby assume a partir do servidor de gravação. Iniciar este serviço normalmente leva alguns segundos mas pode durar mais dependendo das configurações de segurança local, e muito mais.
    Em uma configuração hot standby, esse serviço está sempre em execução, permitindo que o servidor em hot standby assuma o controle mais rapidamente do que o servidor do sistema de gravação ininterrupta em cold standby.

Visualize o estado da criptografia em um servidor do sistema de gravação ininterrupta

Para verificar se seu servidor do sistema de gravação ininterrupta usa criptografia, faça o seguinte:

  1. No painel Navegação do site, selecione Servidores > Servidores de emergência. Isso abre uma lista de servidores do sistema de gravação ininterrupta.
  2. No painel Visão geral, selecione o servidor de gravação relevante e acesse a guia Informações.
    Se a criptografia estiver ativada para clientes e servidores que recuperam fluxos de dados do servidor de gravação, um ícone de cadeado aparecerá na frente do endereço do servidor de web local e do endereço de servidor de web opcional.

Visualizar mensagens de status

  1. No servidor do sistema de gravação ininterrupta, clique com o botão direito no ícone do Milestone Failover Recording Server serviço.
  2. Selecione Exibir mensagens de status. A janela Mensagens de status do servidor de failover aparece, listando as mensagens de status com carimbo da hora/data.

Visualizar informações sobre a versão

Saber a versão exata da versão de seu Failover Recording Server serviço é uma vantagem se você precisar entrar em contato com o suporte do produto.

  1. No servidor do sistema de gravação ininterrupta, clique com o botão direito no ícone do Milestone Failover Recording Server serviço.
  2. Selecione Sobre.
  3. Uma pequena caixa de diálogo abre e mostra a versão exata do seu Failover Recording Server serviço.